1 de janeiro de 2014

Quem é o Lannyer?


Falaê... Primeiro dia do ano,  nada melhor que um post novo pra começar o ano! Pensando no que tem por vir em 2014, resolvi escrever esse post, ele é um pedacin... ops, spoooilers! ;)

Recentemente fui surpreendido por uma serie de postagens do canal Ogrostronomia, canal de culinária liderado pelo saudoso Ogro Jimmy e seus companions ogros culinários. As postagens do canal, basicamente, são uma descrição de cada membro da equipe onde eles se descrevem através de um prato que lhes agrada cozinha ou comer, seguindo aquela velha ideia do "você é o que você come".





Inspirado pelos nossos queridos Ogros, resolvi criar esta postagem, que é minha versão com detalhamento de o que e porque de cada escolha, estas que por sua vez também descrevem quem eu sou. Então sem mais delongas, segue a minha descrição de quem, ou o que, eu sou:



"O Lannyer é um escalope, corte semelhante e mais fino à um medalhão, de contrafilé temperado apenas com sal, pimenta e alho, bastante alho amassado, grelhado, ao ponto pra mal passada com cebolas echalotas. Acompanhado de batatas bolinha cozidas, ao dente, no caldo de carne temperado com ervas, cuidadosamente escolhidas, e salteadas no azeite com alho e bacon, servidos com uma garrafinha de Heineken beeeeem gelada." - JUNIOR, Lannyer G.



O contrafilé é, na minha opinião, uma das carnes mais saborosas e macias, quando bem preparadas. Ele é um corte localizado na parte e trás do boi. É, de longe, o corte que mais gosto, mais até do que da própria picanha, o sabor levemente adocicado e inconfundível. O corte largo semelhante ao de um medalhão, que pega toda a largura da peça, ajuda na preparação e dar o ponto da carne, podendo assim aproveitar melhor o sabor da carne.


O ponto de "mal passada" é o ponto que mais valoriza o sabor deste corte, seu pode ser mais bem aproveitado e apreciado, consiste em uma crosta de sabores e temperos do lado de fora, uma fina camada cozida por dentro e o interior do corte completamente cru, dando assim um sabor inconfundível e incomparável para a preparação. Poucas pessoas gostam deste ponto, podemos dizer que a carne mal passada é para poucos.



Sal e pimenta do reino são os temperos mais honestos, simples, apropriados, e mais básicos, que você pode usar para temperar sua carne, deve-se usa-los antes de qualquer outro tempero. O sal realça o sabor dos alimentos, como diz o chefe José Barattino: “O sal abre as papilas gustativas para que se sinta melhor o sabor do prato”, por tanto, é um tempero indispensável para qualquer prato, já a pimenta da um toque levemente picante, quase imperceptível, pode-se utilizar pimenta dedo-de-moça picada mas a o objetivo do prato é ser simples, mas a recomendação ainda sim permanece. O alho dá um sabor extra para o contrafilé, alho é sempre um bom tempero seu sabor fortalecer o sabor dos alimentos e trás um algo a mais para o prato.

As batatas bolinha são uma ótima opção de tira-gosto e de acompanhamento, cozinha-las no caldo de carne, faz com que ela agregue os sabores da carne e as deixe mais saborosas. Tempera-las com ervas, como orégano, salsa e pimenta calabresa desidratada (ok eu sei que pimenta calabresa não é uma erva, mas vem em floquinhos então é uma erva u.u) dão ainda mais sabor para as batatas. Doura-se o alho em uma grande "poça" de azeite, fazendo que os sabores de um se incorporem no outro e adicionando bacon picado em cubinhos bem pequenininhos dão um sabor místico, quase transcendental, quando se salteia as batatas nesta mistura.



E pra finalizar, não poderia faltar ela, minha loira suprema, aquela capaz de me fazer sorrir independente de qual seja a situação, minha beldade holandesa, Heineken. Heineken é uma cerveja do tipo Premium American Lager, tendo características das cervejas premium, como a cor dourada vinda do malte e da cevada e da grande concentração de lúpulo, o que agrega um sabor mais amargo a presença de malte ou cevada é quase nula tanto no aroma, quanto no sabor, e a presença do lúpulo dão o característico sabor amargo. No aroma, há forte presença da contaminação fotoquímica também conhecida por "skunk", resultado da exposição do líquido através da garrafa esverdeada. Heineken, como disse anteriormente, é minha cerveja preferida, pois foi justamente com ela que aprendi a beber e por suas características. Quando estupidamente gelada é refrescante, um sabor característico das lager, porém, ao final, deixa um toque amargo na boca e um sabor de quero mais clichê nem um pouco, mas quente se torna intragável.


Para visualizar a fan page do canal basta clicar aqui.
Então, Quem é você ? O que é você?

That's all folks!